segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Giygas, O vilão mais macabro do mundo dos videogames.


Quando buscam um jogo de terror, muita gente parte para séries consagradas como Silent Hill, Resident Evil, Amnesia ou Fatal Frame. Mas, que tal sentir medo de verdade com algo um pouco mais antigo… tipo um RPG de Super Nintendo? Se você acha que isso não é possível, você não conhece Giygas, um dos vilões mais macabros do mundo dos games.

Este game é Earthbound, (produzido pela Ape Inc em parceria com HAL Laboratory)Earthbound é um RPG de fantasia onde controlamos um grupo de crianças que enfrentam alienígenas para salvar a Terra, tudo num visual totalmente cartunesco.

A história de Earthbound gira em torno de Giygas, um alien de aparência bastante semelhante a do famoso pokemón Mewtwo. No game Mother nos é apresentada a história de Giygas: perto do ano de 1900 uma raça alienígena abduziu um casal humano, que passou a conviver entre esta raça alienígena.
Esse casal humano acabou adotando um pequeno alien da raça que os abduziu, chamado Giygas, e o criaram como um filho, como todo o amor e afeto possível. Porém, durante seu cativeiro entre os aliens, o “pai adotivo” de GiygasGeorge, passou a estudar o PSI, uma espécie de poder psíquico que era o grande trunfo desta raça alienígena.

Graças a seus estudos, George conseguiu voltar para a Terra sem sua família. Isso desagradou os aliens, que ordenaram que Giygas comanda-se uma invasão à Terra. Giygas, dividido entre proteger aqueles que o criaram e obedecer as ordens de seu povo, é obrigado a abandonar sua “mãe”, Maria, e invadir a Terra.
Porém ,utilizando outros poderes de sua raça, Giygas foi capaz de prever o futuro e ver sua própria derrota para um garoto da Terra, e decidiu antecipar seu ataque para impedir que a visão se concretizasse.

Durante sua primeira tentativa de invasão (vista no game Mother), Giygas foi confrontado por um grupo de crianças disposto a salvar o planeta. Esta foi uma batalha dificílima, pois Giygas era resistente a qualquer tipo de ataque físico ou mágico, ou seja, nada podia feri-lo de maneira eficaz… exceto o mais improvável dos ataques: uma canção de ninar, ao usar o comando em que os personagens cantam a música queGeorge e Maria cantavam para Giygas quando este era criança, o alien começa a perder o controle, inclusive “gritando” para que este ataque pare de ser usado. No fim, Giygas é derrotado, mas foge da Terra prometendo vingança.

Anos mais tarde, nos eventos do game Earthbound para o Super Nintendo (o título do game é Mother 2 no Japão), Giygas voltou a invadir a Terra, mas dessa vez, de uma forma diferente…
Durante o período entre os ataques, Giygas acumulou muito poder, poder maligno. Ele acumulou tanta maldade dentro de si que sua própria existência foi destruída no processo, seu corpo e sua mente foram totalmente apagados, e ele se tornou um ser disforme, de inexplicável aparência, passando a ser definido como o próprio mal, a maldade em sua forma pura. A única forma de mantê-lo “estável” foi inserindo-o dentro de um aparato chamado Devil’s Machine.

O game segue tranquilo até sua reta final, mas é durante a batalha final que reencontramos Giygas, que agora é um ser disforme incapaz de raciocinar, mas extremamente poderoso. Aí é que as coisas começam a ficar feias: a música do game assume um tom estranho e vai ficando cada vez mais incompreensível e tenebroso.
A batalha contra Giygas é intensa e aterrorizante, o grupo de heróis é lançado na dimensão sombria que agora é giygas quando é desligado da Devil’s Machine os ataques mágicos e físicos surtem pouco efeito, diante de tamanho poder e maldade imensurável o grupo se apega a um ultimo ato de desespero: rezar.
Ao utilizar o comando “pray”, seus personagens  pedem que lhes seja enviada força para vencer a batalha. Da Terra, suas famílias e amigos enviam suas preces tentando ajudar de alguma forma.

Giygas é afetado por essas preces, perdendo suas defesas a cada nova súplica que é recebida, e nesse momento que as coisas se tornam ainda mais sinistras. Durante a luta, Giygas solta frases desconexas, como:“…I’m h… a… p… p… y…”, “I fell g… o… o… d...”, “It hurts… it hurts…“, como se os ataques fossem algo bom e ruim ao mesmo tempo e em dado momento até mesmo as preces são engolidas pela escuridão.

Depois de muito sofrimento (e muita reza) Giygas é finalmente destruído e a paz volta a reinar na Terra. O mal finalmente é extinto do Universo e todos ficam felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário